Abrir menu Fechar menu

Coimbra

Cidade monumental, Coimbra foi a primeira capital do reino, onde se instalou D. Afonso Henriques e onde nasceram quatro reis de Portugal. 

No século XIII, Coimbra era um dos mais importantes centros urbanos portugueses e uma das cidades mais prósperas do Reino, destacando-se no tecido político nacional pelo seu estatuto de centro residencial preferido da realeza. A cidade foi a base de organização de todo o processo de reconquista do território nacional.  

Fundada em 1290, a Universidade de Coimbra foi a primeira e, durante séculos, a única instituição de ensino universitário em Portugal, figurando entre as primeiras da Europa.

Lugar privilegiado de formação cultural e cívica, Coimbra foi, ao longo da sua história, um ponto de encontro de diversas gerações de intelectuais portugueses e estrangeiros. A atração de sábios e artistas marcou historicamente uma tendência de abertura ao mundo europeu e lusófono que faz de Coimbra um centro do Humanismo internacional.

O prestígio da mais antiga universidade portuguesa transforma Coimbra num lugar de formação das elites políticas e culturais do país. Em diversos momentos da maior importância para a história de Portugal, a cidade tomou um papel determinante no progresso do país e nos movimentos sociais.  

Coimbra é um lugar de referência na Europa, vocacionado para o ensino, investigação e divulgação científica nas mais diversas áreas do saber.

Coimbra detém um posicionamento diferenciador no tecido económico e empresarial, destacando-se em diversos mercados como um ator competitivo à escala regional, nacional e ibérica. Para além de oferecer boas oportunidades de transferência de saberes do sistema académico e cientifico para o universo empresarial, a cidade possui ativos em setores estratégicos do desenvolvimento territorial como a saúde, as novas tecnologias e polos de I&D.

A escala de Coimbra é também uma vantagem competitiva. Trata-se de uma de uma das maiores cidades portuguesas, reconhecida pelo seu elevado nível de qualidade de vida, dado o acesso facilitado a um conjunto significativo de serviços, conforto, segurança, espaços de proximidade e a sua beleza romântica.