Abrir menu Fechar menu

Agenda Cultural

“Vozes dos dias arriscados”

Juntam-se vozes na Baixa.
Como sempre se juntaram, na Baixa dos mil ofícios e das vozes que os disseram. Foram-se os oleiros, os ourives e os caixeiros de bata azul, sumiram-se as fabriquetas de utensílios e as lojas de ferragens, rareiam as papelarias, as bancas de jornais, os estúdios de fotografia dos álbuns de infância dos antigos.
Nestas ruas permanece a memória dos dias arriscados: esta é a Baixa em que os estudantes semearam flores nas mãos dos passantes nos dias da ditadura, em nome da liberdade; é a Baixa que confirmou a condição de ser livre nos dias de bradar "o po-vo-u-ni-do...” ali ao Largo de Sansão.
Esta é a Baixa viva, que resiste à gentrificação; o lugar da vozearia das crianças que anuncia o futuro a partir dos recreios do Arco de Almedina e de São Bartolomeu; a Baixa das mercearias de aliviar pequenas fomes e das lojas de tecido a metro, capaz das cinturas todas.
Aqui, o lamento do acordeão do cego que vendia folhetos na esquina do Santa Cruz cedeu lugar à guitarra amplificada dos novos músicos de rua.
Se o futuro não morasse aqui, nestas ruas estreitas entre as casas altas, nos largos e terreiros em que a velha Urbe respira, vontades não haveria de juntar vozes em arriscadas polifonias, ou de procurar o vestígio das camadas – tantas camadas – de que Coimbra está feita.
Mas há - por haver quem queira ouvir cantigas e toques, juntar palavras na oficina de haikus chegados do Oriente, descobrir o som das toeiras dos luthiers da Sofia.
Diremos Resistência”, "Liberdade” e "Futuro”, que é o que diz quem pertence, quem arrisca e quem inventa. E quem destas vontades todas faz versos de um cancioneiro.


Ficha Artística/Técnica
Direção: Catarina Pires
Direção Musical: Catarina Moura e Luís Pedro Madeira
Coro / Intérpretes: Alcinda Forte, Amílcar Cardoso, Ana Carla Gomes, Ana Maria Machado, Assunção Ataíde, Carlos Bento, Catarina Pires, Celeste Quintela, Creuza Cortez, Cristina Louçano, Cristina Valentim, Elsa Ferreira, Ercília Correia, Fernanda Rodrigues, Filomena Gonçalves, Gilberto Pereira, Helena Marques, Iria Brito Proença, Laurinda Queiroz, Licínia Matias, Lídia Pereira, Linda Pessoa, Luísa Borges, Luísa Veloso, Luz do Céu Esteves, Maria Alice Madeira, Maria Carolina Sousa, Maria da Conceição Bastos, Maria Filomena Santos, Maria Gabriel Correia, Maria Helena Pinto Correia Simões, Maria João Esteves, Maria José Pimentel, Maria Luísa Borges de Freitas, Maria Luísa Neto Parra, Maria Lúcia Oliveira, Maria Madalena Ferreira, Maria Margarida Carvalho, Maria Teresa Santos, Maria Teresa Sousa, Marieta Damas Pires Cruzeiro, Nelson Moita, Ofélia Libório, Rita de Almeida, Paula Soares, Rafaellla Borges Awazu, Rita Alves, Rosário Mendes, Zália Varela Ferraz
Músicos
Voz: Catarina Moura
Contrabaixo: João Cação
Piano e guitarra: Luís Pedro Madeira
Violino: Manuel Rocha
Percussão: Quiné Teles
Viola toeira e guitarrinho: Toeira Trupe
Oficinas* de Poesia
João Pedro Mésseder
Joana Ferrajão
*com Escola EB1 S. Bartolomeu + Coro
Produção: Associação Há Baixa
Fotografia: Telma Arzileiro
Vídeo: Zhang Qinzhe
Design Gráfico: Apostrophe & Slash - Alexandra Oliveira, João Neves


Classificação Etária
M/6


Duração
50 minutos


Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt


Compre o seu bilhete aqui


€5
€3 estudantes; ≥65 anos; grupos ≥ 10 pessoas; desempregados; profissionais de artes performativas e de música

Cartão Amigo CSF aplicável (40% de desconto)


- Para adquirir bilhetes de Mobilidade Reduzida, por favor, contacte a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente entre as 15h00 e as 20h00, através do telefone n.º 239 857 191, ou envie mail para: bilheteira@coimbraconvento.pt 



+ Info

Para mais Informações e Pré-Reservas

Para Mais Informações