Abrir menu Fechar menu

Agenda Cultural

“The Merry Widow (A viúva alegre) de Franz Lehar”

ATO I 
Embaixada de Marsovia em Paris
Um luxuoso baile decorre no Grande Salão da Embaixada de Marsovia, em Paris, no entanto, apesar do extravagante cenário, Marsovia está quase à falência, e o embaixador marsoviano, Barão Popoff, espera que os convidados parisienses do baile o ajudem a angariar o dinheiro de que o país tanto necessita. Ele fica satisfeito ao ver sua jovem esposa, Valencienne, a conversar com o Visconde Camille de Jolidon, um belo jovem francês, pois presume que ela está apenas a tentar conquistar o apoio francês para Marsovia. Na verdade, Camille e Valencienne têm um caso e, embora Valencienne esteja preocupada em manter a sua reputação de esposa respeitável, Camille prefere que ela passe todo o seu tempo com ele. Procurando provar a profundidade de seus sentimentos por Valencienne, Camille escreve "Eu amo-te” no seu leque. 
Enquanto isso, Popoff aguarda ansiosamente a chegada da convidada de honra: Hanna, uma rica viúva de Marsovia. Popoff está desesperado por impedi-la de se casar com um parisiense e levar o seu dinheiro para a França. Em vez disso, ele espera convencê-la a casar-se com um marsoviano (o que manterá sua riqueza em Marsovia), e ele tem o homem certo para a tarefa: Danilo, um aristocrata marsoviano, com olho para mulheres bonitas. Entretanto, dois franceses, Marquês de Cascada e Marquês de St. Brioche, ouvem a conversa de Popoff sobre o dinheiro de Hanna e cada um se decide a casar com ela. Valencienne, na esperança de desviar a atenção do tempo que passa com Camille, sugere que ele se case com Hanna, pois se ele for casado com outra mulher todos presumirão que ele e Valencienne são apenas bons amigos. 
Quando Hanna chega, os homens parisienses a enchem de elogios. Ciente de que eles estão unicamente interessados no seu dinheiro, Hanna expressa a sua frustração com as suas atenções extravagantes. Depois de sair para o salão de baile, Valencienne percebe que perdeu o seu leque – aquele com a mensagem incriminatória de Camille – e sai rapidamente a procurá-lo. 
Danilo finalmente chega, vindo de uma noite de farra no Maxim’s, e adormece no Grande Salão. Quando Hanna entra, reconhece-o e imediatamente é revelado que eles já estiveram profundamente apaixonados, mas que a família de Danilo, considerando a filha do fazendeiro, Hanna, um par inadequado para seu filho aristocrático, recusou-se a deixá-los casar. Agora, Danilo jura que não tem interesse em casamento e insiste que nunca dirá as palavras "Eu amo-te”. 
Enquanto isso, o chefe de gabinete do Popoff, Novikovich, encontra o leque de Valencienne e pensa que pertence à sua esposa, Olga. Popoff, querendo poupar Olga do escândalo, convence Novikovich de que o leque pertence a Valencienne (não tendo ideia de que isso é verdade). Ao encontrar Danilo, Popoff ordena que ele se case com Hanna pelo bem de Marsovia. Danilo responde que terá todo gosto em impedi-la de se casar com um parisiense, mas que ele mesmo se recusa a casar com ela. Quando a dança "escolha das mulheres” é anunciada, Hanna escolhe Danilo e, depois de algumas peripécias, os dois finalmente dançam.

ATO II
Jardins da Mansão de Hanna, perto de Paris 
No dia seguinte, Hanna organiza uma festa no jardim do amplo terraço de sua elegante mansão. Danilo chega atrasado e Popoff ordena que ele preste mais atenção à sua missão de manter Hanna longe dos parisienses - principalmente de Camille, que tem sido visto de volta dela. O assistente de Popoff, Nisch, revela que Camille já está apaixonado por uma mulher misteriosa. Popoff quer saber quem é essa mulher para conseguir que ela se case com Camille, o que deixaria Hanna livre para um pretendente marsoviano. Certo de que o leque com a inscrição "Eu amo-te” pertence à mulher misteriosa, ele manda Danilo encontrar a sua dona. Hanna depara-se com o leque e, ao ver a sua inscrição, presume que seja um presente de Danilo para ela. Mas independentemente de ela insistir para que ele revele os seus sentimentos, ele se recusa a admitir que a ama. Enquanto conversam, ele fala-lhe sobre sua casa noturna parisiense favorita, o Maxim's. Hanna fica intrigada. 
Popoff, por sua vez, está desesperado para descobrir a identidade da amante secreta de Camille; não fazendo ideia de que é sua própria esposa. Popoff, Nisch e os outros nobres concordam em reunir-se no pavilhão do jardim de Hanna para discutir o assunto. 
Camille e Valencienne entram no jardim. Valencienne sabe que o seu marido está à procura da dona do leque e está apavorada com o que acontecerá quando ele descobrir que lhe pertence a ela. Sentindo que não tem escolha a não ser deixar Camille, ela diz-lhe que o caso amoroso deles acabou. Camille, com o coração partido, pede-lhe uma pequena lembrança do tempo que passaram juntos. Só então, ela vê seu leque pousado num banco de jardim. Ela acrescenta uma nova inscrição ao leque – "Sou uma esposa respeitável” – e entrega-o a Camille como lembrança. No entanto, apesar da intenção de Valencienne de ser realmente respeitável, ela e Camille decidem se esconder no pavilhão para um último encontro. Popoff chega para se encontrar com os outros nobres apenas para encontrar o pavilhão trancado. Nisch, por sua vez, viu Valencienne e Camille juntos. Para proteger Valencienne de seu marido ciumento, Nisch leva Hanna para dentro do pavilhão para tomar o lugar de Valencienne. Popoff pensa ter visto a sua esposa no pavilhão e fica indignado - até que Hanna sai do pavilhão e anuncia que ela e Camille estão noivos. Danilo parte furioso para o Maxim’s, o que Hanna toma como prova do seu amor.

ATO III
Maxim’s, Paris 
Camille e Valencienne chegam ao Maxim’s, à procura de Danilo, mas logo fogem para desfrutar de uma das salas privadas do estabelecimento. Popoff e os outros marsovianos aparecem, e as "grisettes”, acompanhadas por uma Valencienne muito bêbada,entretêm-nos. 
Eventualmente, chegam Danilo e Hanna e ele proíbe-a de se casar com seu suposto noivo, Camille. Quando ela explica que estava apenas a salvaguardar a reputação de uma outra mulher ao fingirem estar noivos, Danilo fica encantado, mas ainda não consegue dizer a Hanna que a ama. Enquanto os convidados se reúnem, Nisch mostra o leque desaparecido, que encontrou no pavilhão. Popoff finalmente o reconhece como sendo da sua esposa, declara-se divorciado e pede Hanna em casamento. Ela informa-o que, de acordo com o testamento de seu falecido marido, se ela se casar novamente perderá sua fortuna. Ao ouvir isso, os homens no baile imediatamente perdem qualquer interesse em se casar com Hanna - isto é, todos os homens, exceto Danilo, que finalmente declara: "Eu amo-te”. Após concordar em casar-se com seu amado Danilo, Hanna esclarece o conteúdo do testamento do marido: Ao se casar novamente, ela perderá a fortuna porque ela irá para o novo marido. Valencienne pede a Popoff que leia o outro lado do seu leque, onde se lê "Sou uma esposa respeitável”. Alegremente reunidos, Popoff e Valencienne juntam-se a Hanna e Danilo para celebrar o seu amor.


Ficha Artística/Técnica
Bailado: José Avila 
Encenação e preparação musical: Carla Pais
Direção Musical: Maestro José Pedro Figueiredo

Elenco:
Hanna: Margarida Sankova
Prince Danilo: Gustavo Queirós/ Pedro Borges
Valencienne: Gabriela Ribeiro
Vicomte Camille de Jolidon: Carlos Miguel Filipe
M. de St. Brioche: Gonçalo Flores 
Marquis de Cascada: Carlos Figueiredo
Baron Popoff:  a anunciar
M. Khadja: Dinis Vaz
Nisch:  Pedro Borges
General Novikovsky: António Silva
Grisettes at Maxim’s (Lolo, Dodo, Jou-Jou, Frou-Frou, Clo-Clo,Margot, Zozo, Fifi): Carolina Silva, Beatriz Matos, Maria Curado, Inês Cravo, Maria Inês Alegre, Teresa Rosa, Alice Luna, Julia Vinaud, Joana Lima

Estúdio de Opera 
Coro Secundário 
Curso de Dança do Conservatório de Música de Coimbra 
Orquestra do Conservatório de Música de Coimbra 


Classificação Etária
M/6


Duração
120 minutos (com 15 minutos de intervalo)


Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt


Compre o seu bilhete aqui


€10 bilhete [preço único]

- Para adquirir bilhetes de Mobilidade Reduzida, por favor, contacte a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente entre as 15h00 e as 20h00, através do telefone n.º 239 857 191, ou envie mail para: bilheteira@coimbraconvento.pt

+ Info

Para mais Informações e Pré-Reservas

Para Mais Informações