Abrir menu Fechar menu

Agenda Cultural

“Sensible Soccers + John Mercy & The Dead Beats - Festival Lux Interior”

Sensible Soccers 
Os Sensible Soccers são André Simão, Hugo Gomes e Manuel Justo. Editaram o seu primeiro EP em 2011, ano em que também se estrearam nas atuações ao vivo. Desde então a banda deu inúmeros concertos em palcos de todos os tipos, desde clubes, auditórios e associações culturais a eventos de projeção internacional, como o Primavera Club, Festival Vodafone Paredes de Coura, Boom Festival, Vodafone Mexefest, NOS Primavera Sound, Rock in Rio Lisboa ou a primeira edição portuguesa do Boiler Room, tendo conquistado um público variado e em número sempre crescente. A sonoridade dos Sensible Soccers não é fácil de compartimentar. Sem esconderem o gosto pelas melodias pop, na construção dos seus temas fazem conviver a eletrónica com instrumentos orgânicos, fugindo ao formato tradicional de canção e optando maioritariamente por estruturas e arranjos em progressão. 
Além do primeiro EP, editaram também "Fornelo Tapes Vol.1”, o single "Sofrendo Por Você” e em 2014 lançaram o primeiro longa-duração, intitulado "8”, unanimemente considerado pela imprensa nacional como um dos melhores discos do respetivo ano. Seguiram-se 14 meses de concertos, maioritariamente em Portugal, mas incluindo também passagens por Espanha. 
Terminado o período natural de apresentação de "8” os Sensible Soccers são convidados pelo Teatro Maria Matos, GNRation e Curtas de Vila do Conde para criar um espetáculo composto por temas inéditos e uma vertente visual, a cargo da artista Laetitia Morais. O espetáculo original, chamado "Paulo”, teve três apresentações únicas e irrepetíveis nas salas mencionadas. Após este período a banda entra em estúdio para preparar o segundo longa duração, intitulado "Villa Soledade”, editado em março de 2016. A digressão de promoção estendeu-se até ao final de 2017. Desdobraram-se em espetáculos do Algarve ao Minho, Açores e Madeira e marcaram presença nos maiores festivais do país (NOS Primavera Sound, Rock In Rio Lisboa, Bons Sons, Neopop, Super Bock Super Rock, etc.). Em Espanha atuaram em festivais de grande dimensão nas cidades de Madrid, Barcelona, Valência e Santiago de Compostela e, pela primeira vez, mostraram o seu trabalho em França e Inglaterra.
 O ano de 2018 foi passado a compor "Aurora”, terceiro LP de originais da banda, editado em março de 2019 e que conta com a produção de B fachada. O disco recebeu excelentes críticas e as edições em vinil e cd esgotaram em poucos meses. A tour de apresentação passou por salas como a Culturgest, o Centro Cultural de Belém ou a Casa da Música e festivais como o Vodafone Paredes de Coura, culminando com uma tour internacional com passagem em Espanha, França, Luxemburgo e Holanda. 
A pandemia da Covid 19 interrompe as apresentações de "Aurora” e lança a banda num novo projeto: o seu quarto álbum de originais que resulta da composição de uma banda sonora para dois filmes ("Douro, Faina Fluvial" e "O Pintor e a Cidade") do aclamado realizador Manoel de Oliveira. Este projeto, que se desenrola ao longo de um ano e com o apoio do Criatório da C.M. do Porto, culmina com a edição de "Manoel”, a 1 de outubro de 2021. 


John Mercy 
Conhecido como vocalista e multi-instrumentista da Banda portuguesa a Jigsaw que já conta com mais de 20 anos de existência, enquanto músico, João Rui já conta com uma extensa carreira tanto a nível nacional como internacional, tendo sido alvo por diversas vezes das atenções da revista francesa Les Inrokuptibles. A sua voz costuma ser comparada a artistas como Tom Waits, Nick Cave ou Leonard Cohen. Será porventura da voz grave que ecoa nas canções imbuídas de sentido. Mas será essencialmente devido às fortes raízes literárias e dos ambientes cénicos com que são construídos os seus álbuns. O trabalho de João Rui está também intimamente ligado à literatura, particularmente a autores clássicos norte-americanos como Steinbeck, Melville, mas também Tolstoy, Dostoiévski, Nietzsche e Sá Carneiro.  Para além do trabalho dentro dos a Jigsaw foi também convidado pelos herdeiros do legado de António Variações para adaptar algumas das suas obras musicais mais emblemáticas para a língua inglesa. Tem sido também convidado a participar em diversos projectos tanto na composição como enquanto vocalista e instrumentista, tais como: Belle Chase Hotel, Animais, Uniform, Pedro & Os Lobos, Arthur de Faria & Seu Conjunto, The Twist Connection, Victor Torpedo, Tracy Vandal, Raquel Ralha & Pedro Renato, Wipeout Beat entre outros. 

The Dead Beats
Os The Dead Beats são uma banda constituída por diversos músicos de referência da cena musical: Luís Formiga (Animais, Mancines), Miguel Cordeiro (Miguel Cordeiro, Nevoeiro, Giant Surfers, Victor Torpedo and The Pop Kids), Pedro Antunes (Bunny Ranch, Subway Riders, Wipeout Beat, John Mercy & Tracy Vandal), Raquel Ralha (Belle Chase Hotel, Azembla's Quartet, Mancines, Raquel Ralha e Pedro Renato, Animais, Wraygunn), Susana Ribeiro (a Jigsaw), Tracy Vandal (Tracy Vandal, Tiguana Bibles, Lincoln, The Great Moonshiners Band) Victor Torpedo (Victor Torpedo, Tédio Boys, The Parkinsons, Tiguana Bibles, Subway Riders, Blood Safari).


Ficha Artística/Técnica
Sensible Soccers
Baixo e guitarra: André Simão
Sintetizadores e programações: Hugo Gomes
Bateria: Jorge Carvalho
Sintetizadores: Manuel Justo 
Teclados: Sérgio Freitas
Técnico de som: João Coutada
Técnico de iluminação: José Carlos

John Mercy
Voz e guitarra: John Mercy

The Dead Beats
Bateria: Luís Formiga
Teclas: Miguel Cordeiro
Baixo: Pedro Antunes
Voz: Raquel Ralha
Violino, Glockenspiel: Susana Ribeiro
Voz: Tracy Vandal
Guitarra: Victor Torpedo
Narrações: John Mock, John Henry Havelda, Manuel Portela, Osvaldo Silvestre, Robert Grant
Imagem: Luisa Neves Soares 


Classificação Etária
M/6


Duração
120 minutos


Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt


Compre o seu bilhete aqui


€18 bilhete único

- Para adquirir bilhetes de Mobilidade Reduzida, por favor, contacte a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente entre as 15h00 e as 20h00, através do telefone n.º 239 857 191, ou envie mail para: bilheteira@coimbraconvento.pt 




+ Info

Para mais Informações e Pré-Reservas

Para Mais Informações