Agenda Cultural
Teatro
Grande Auditório
até | Quarta-Feira 19 Outubro, 2022 19h00
Mostra São Palco – Teatro Brasileiro em Portugal
A adaptação de Gota d’Água, musical de Chico Buarque e Paulo Pontes, ressalta as questões raciais embutidas na obra de 1975, que transfere a tragédia de Medeia para o subúrbio do Rio de Janeiro. Se o original discute as implicações sociopolíticas do regime militar brasileiro, então vigente, a releitura do diretor Jé Oliveira enegrece e atualiza a obra: traz um elenco maioritariamente negro, evidenciando o contexto social e racial dos personagens (pobres, moradores de um conjunto habitacional), além de salientar religiões de matriz africana e a musicalidade negra – com instrumentos de percussão africana e elementos do hip-hop. Joana, a versão brasileira de Medeia, é uma mulher de meia-idade que se vê abandonada pelo marido, o jovem sambista Jasão, e prestes a ser despejada do apartamento em que vive com os dois filhos. Com a metáfora de uma traição conjugal, o espetáculo realça a discussão racial, social e de classes com base no atual momento político do país.
Ficha Artística/Técnica
A adaptação de Gota d’Água, musical de Chico Buarque e Paulo Pontes, ressalta as questões raciais embutidas na obra de 1975, que transfere a tragédia de Medeia para o subúrbio do Rio de Janeiro. Se o original discute as implicações sociopolíticas do regime militar brasileiro, então vigente, a releitura do diretor Jé Oliveira enegrece e atualiza a obra: traz um elenco maioritariamente negro, evidenciando o contexto social e racial dos personagens (pobres, moradores de um conjunto habitacional), além de salientar religiões de matriz africana e a musicalidade negra – com instrumentos de percussão africana e elementos do hip-hop. Joana, a versão brasileira de Medeia, é uma mulher de meia-idade que se vê abandonada pelo marido, o jovem sambista Jasão, e prestes a ser despejada do apartamento em que vive com os dois filhos. Com a metáfora de uma traição conjugal, o espetáculo realça a discussão racial, social e de classes com base no atual momento político do país.
Ficha Artística/Técnica
Texto e Dramaturgia: Chico Buarque e Paulo Pontes.
Direção Geral, concepção e idealização: Jé Oliveira
Elenco: Aysha Nascimento, Dani Nega, Ícaro Rodrigues, Jé Oliveira, Carlota Joaquina, Marina Esteves, Mateus Sousa, Rodrigo Mercadante e Salloma Salomão.
Banda: DJ Tano (pickups e bases ), Fernando Alabê (percussão), Gabriel Longhitano (guitarra, violão, cavaco e voz) e Suka Figueiredo (sax).
Assistência de Direção e Figurino: Éder Lopes
Direção Musical: Jé Oliveira e William Guedes
Preparação Vocal: William Guedes
Concepção Musical e Seleção de Citações: Jé Oliveira
Cenário: Julio Dojcsar
Artista Gráfico: Murilo Thaveira
Light Design: Camilo Bonfanti
Operação de Luz: Camilo Bonfabti e Lucas Gonçalves
Técnico de Som e Operação: Alex Oliveira
Assessoria de Imprensa: Elcio Silva
Coordenação de estudos teóricos: Juçara Marçal, Jé Oliveira, Salloma Salomão e Walter Garcia
Produção Geral: Jé Oliveira
Fotos: Evandro Macedo
Vídeo e Edição: Marília Lino
Realização: Itaú Cultural
Produção: Gira pro Sol Produções
Classificação Etária
M/16
Duração
3h40 minutos (com 10 minutos de intervalo)
M/16
Duração
3h40 minutos (com 10 minutos de intervalo)
Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt
Compre o seu bilhete aqui
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Cadeiras de Orquestra e 1.ª Plateia
€10
€8 estudantes; ≥65 anos; grupos ≥ 10 pessoas; desempregados; profissionais de artes performativas e de música
2.ª Plateia e Balcão
€8
€6 estudantes; ≥65 anos; grupos ≥ 10 pessoas; desempregados; profissionais de artes performativas e de música
- Para adquirir bilhetes de Mobilidade Reduzida, por favor, contacte a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente entre as 15h00 e as 20h00, através do telefone n.º 239 857 191, ou envie mail para: bilheteira@coimbraconvento.pt