Abrir menu Fechar menu

Agenda Cultural

“Festival Política”

2023 será o ano de estreia do Festival Política em Coimbra.
Nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2023 o Convento São Francisco acolhe o warm up da edição que irá decorrer em novembro.
Serão quatro atividades para dar a conhecer o espírito e dinâmica do maior evento do país dedicado aos direitos humanos e à cidadania.
Para promover as acessibilidades dos públicos, as atividades e espetáculos são acompanhados de interpretação para Língua Gestual Portuguesa e os filmes são legendados em português.


Programa

10 de fevereiro / 10h30 / Grande Auditório
A música pode derrubar muros?/conversa com Dino D’Santiago e Ana Cortez Vaz
Horas antes de subir ao palco do Convento São Francisco, Dino D’Santiago abre o Festival Política para uma conversa sobre o poder de transformação que a música e os artistas podem ter na sociedade. Participa também a vereadora Ana Cortez Vaz. Com interpretação para Língua Gestual Portuguesa. Ação exclusiva para público escolar. 
Ação para escolas - entrada exclusiva para comunidade escolar.


11 de fevereiro / 11h00 / Foyer do grande auditório 
ESGOTADA / Tangram – Somos Natureza/oficina para crianças entre os 6 e 12 anos
As crianças são desafiadas a refletir sobre a relação humanos-natureza e o impacto das ações humanas no ecossistema. Utilizando o jogo tangram, o objetivo da atividade é fornecer o espaço e as ferramentas para que as crianças possam refletir sobre a importância que todas as peças têm para completar a imagem final (representando os ecossistemas e a biodiversidade). Iniciativa do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, realizada no âmbito do projeto financiado pelo programa H2020 da Comissão Europeia "PHOENIX – The Rise of Citizens Voices for a Greener Europe”.  
Inscrições através do e-mail: participa.politica@gmail.com com interpretação para Língua Gestual Portuguesa mediante solicitação prévia. Até 20 participantes. 


11 de fevereiro / 17h00 / Sala D. Afonso Henriques
Sessão "A Música Cigana a Gostar Dela Própria” /documentário "A música invisível” de Tiago Pereira, concerto e conversa dedicados à música cigana
Os ciganos têm presença na Península Ibérica pelo menos há 500 anos. No entanto, em Portugal a sua música foi sempre quase esquecida, pouco conhecida, pouco gravada. "A Música Invisível” é um filme coproduzido pelo Festival Política que resulta de mais de 250 vídeos que Tiago Pereira gravou em várias localidades do país, entre 2019 e 2022, com diferentes comunidades ciganas portuguesas, dando origem ao projeto "A Música Cigana A Gostar Dela Própria”. Segue-se um concerto com um artista da região de Coimbra e uma conversa dedicados à música cigana em Portugal. Com interpretação para Língua Gestual Portuguesa. Filme com legendas em português.


11 de fevereiro / 21h30 / Sala D. Afonso Henriques
"A grande mentira” por Hugo van der Ding/uma aula de humor ao vivo dedicada ao tema da inclusão
Hugo van der Ding preparou uma aula ao vivo dedicada ao tema da inclusão, tendo como pano de fundo a História e as suas personagens mais ou menos recomendáveis. Com interpretação para Língua Gestual Portuguesa. 
Mais info: www.festivalpolitica.pt



Coprodução: Festival Política e Município de Coimbra
Parceria intersetorial: Divisão do Convento São Francisco / Divisão de Educação / Divisão de Ação Social /Gabinete para a Igualdade e Inclusão
Conceito: Associação Isonomia
Apoio: Secretaria de Estado da Cidadania e Migrações, Associação Social Recreativa Cultural Cigana de Coimbra, Associação Juvenil Códig Atomiko, Centro Comunitário S. José - Cáritas Diocesana de Coimbra e Projeto Trampolim E8G
Parcerias de programação: Centro de Estudos Sociais - Universidade de Coimbra/ Programa H2020 da Comissão Europeia "PHOENIX - The Rise of Citizens Voices for a Greener Europe”


Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt


*Entrada gratuita
A partir do dia 4 de fevereiro poderá levantar o seu bilhete gratuito na Bilheteira do Convento São Francisco, diariamente entre as 15h00 e as 20h00.
Será permitido o levantamento de 2 bilhetes, por pessoa, mediante a lotação. Não são permitidas reservas.

+ Info

Para mais Informações e Pré-Reservas

Para Mais Informações