Agenda Cultural
Teatro
Sala Conventual
até | Domingo 10 Março, 2024 19h30
Espetáculo inserido na programação da XIII Mostra de Doçaria Conventual e Contemporânea de Coimbra, que se realiza nos dias 9 e 10 de março de 2024. Consulte aqui a programação completa.
"Comer com os olhos” é uma nova criação de Giacomo Scalisi (encenação) e Rosário Pinheiro (chef de cozinha), com texto original de Afonso Cruz. Trata-se de um espetáculo de teatro que em diálogo com o cinema aborda a dimensão dramatúrgica da culinária e dos rituais ligados ao ato de comer...
Na história do cinema existe uma quantidade significativa de obras que tomam a comida como móbil da ação dramática e que instalam no ecrã certas sensorialidades, que neste espetáculo se quer transportar e alastrar para a dimensão ao vivo.
"Comer com os Olhos” cozinha-se à volta da cozinha e de um ecrã de cinema sempre presente e com o suporte do filme "Tampopo” do realizador japonês Jûzô Itami (1985). Ao longo do espetáculo, o texto de Afonso Cruz leva-nos a descobrir as várias ligações que os humanos mantêm com a comida e com os seus ingredientes.
Uma experiência entre a imagem projetada e a criação de situações teatrais ao vivo e em tempo real que lança ao público o desafio de mergulhar numa narrativa que propõe um curto-circuito entre teatro, cinema e gastronomia.
BIOGRAFIAS
AFONSO CRUZ
Afonso Cruz é o multipremiado autor de romances como Para onde vão os guarda-chuvas ou Jesus Cristo bebia cerveja. Recebeu, entre outros: Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores; Prémio Fernando Namora; Prémio Sociedade Portuguesa de Autores; Prémio Time Out – Melhor Livro do Ano; Prémio da União Europeia para a Literatura; Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco e Prémio Literário Maria Rosa Colaço. É escritor, ilustrador, cineasta e músico da banda The Soaked Lamb. Em julho de 1971, na Figueira da Foz, era completamente recém-nascido, e haveria, anos mais tarde, de frequentar lugares como a António Arroio, as Belas-Artes de Lisboa, o Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira e mais de meia centena de países. Assina, desde fevereiro de 2013, uma crónica mensal no Jornal de Letras, Artes e Ideias sob o título «Paralaxe». Recebeu vários prémios e distinções nas diversas áreas em que trabalha, vive no campo e gosta de cerveja. Os seus livros estão publicados em vários países.
GIACOMO SCALISI
Há 20 anos, Giacomo Scalisi trocou o sol mediterrânico de Itália pelo de Portugal. Por amor à arte e pela arte do amor. Continua por cá e ainda bem. É que este artista de vários rostos – ator, encenador, programador cultural, diretor artístico e formador – veste a missão de "viciar as pessoas nas artes”, num encontro onde todos entram e têm o seu lugar.
Pluralidade é a bonita palavra de ordem.
É por ela que adora o Novo Circo, a arena onde se misturam as linguagens de Teatro, Dança, Música e Artes Circenses e que foi o seu objeto de programação no Centro Cultural de Belém. É também em Lisboa que celebra, desde 2009, a diversidade das gentes, usando lugares históricos da capital como cenários do Festival "TODOS - Caminhada de Culturas”.
Pode-se dizer que Giacomo gosta de meter as mãos na massa. Literalmente.
Apropria-se da cozinha como um palco multicultural, onde combina arte e gastronomia, e o resultado é sempre delicioso.
Também ele não resistiu aos encantos de Aljezur. Aqui, de mãos dadas com a sua companheira de vida e de trabalho, a coreógrafa Madalena Victorino, entrelaça-se na sua cultura, história e paisagem, usando-as como matérias-primas no projeto Lavrar o Mar – as artes no alto da serra e na costa vicentina. "Um privilégio”, diz ele
ROSÁRIO PINHEIRO
Viseu, 1988.
Licenciada em Design Multimédia na Universidade da Beira Interior, e mestre em Design na Universidade de Aveiro em 2012.
Entre 2011 e 2012 colabora com o estúdio Lodo Concepts, e ainda em 2012 ingressa como criadora de conteúdos multimédia e ilustradora na editora LeYa.
A partir de 2013, trabalha como designer e ilustradora freelancer, colabora com o Museu Marítimo de Ílhavo, Comédias do Minho, Estaleiro Teatral de Aveiro, Cineclube de Viseu, Edições Asa, Texto editora, Caminho, D. Quixote, e Município de Viseu. De 2015 a 2017 frequenta a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, e conclui o curso de Gestão e Produção de Cozinha e Pastelaria, formação que permite a convergência das duas atividades que mantém presentemente. Executa projetos de consultoria para teatro, performance, ilustração gastronómica, etc.. Colabora com: Teatro Viriato, Lavrar o Mar, Teatro da Cidade, Mochos no Telhado, Jardins Efémeros, e Rede de Museus Municipais de Viseu, entre outros.
Em 2016 passa pelo The Artist Hotel and Bistro, e segue, em 2017 para Oslo, Noruega, onde estagia no restaurante Kontrast com o Chef Mikael Svensson. Em Portugal trabalha no Nomyia Sushi Bar com o chef Artemy Lopatain. Dá formação de cozinha na Clavel’s Kitchen desde 2018, e ministra workshops, oficinas culinárias, e serviço educativo no domínio do desenho, ilustração e comida saudável. Gere o projeto 100% vegetal: Grão a Grão, e estuda Nutrição na Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra.
Ficha Artística/Técnica
Texto original: Afonso Cruz
Encenação: Giacomo Scalisi
Chef de cozinha: Rosário Pinheiro
Com: Matilde Real, Mariana Canha e Giacomo Scalisi
Direção técnica e desenho de luz: Joaquim Madail
Operação Técnica: Rui Barbosa
Fotografia: João Mariano – 1000olhos
Produção: Lavrar o Mar
Promoção, difusão e agendamento: Companhia Nacional de Espectáculos
Classificação Etária
M/6
Duração
180 minutos
M/6
Duração
180 minutos
Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt
Compre o seu bilhete aqui
Compre o seu bilhete aqui
€22,50 [preço único]
Este espetáculo de cineteatro gastronómico inclui jantar ou almoço, consoante o dia de exibição.
Caso exista alguma restrição alimentar, pedimos para entrar em contacto com antecedência, através do email dct@cm-coimbra.pt de forma a encontrarmos uma solução.
» Notas
Não há opção sem glúten;
Há opção VEGAN e VEGETARIANA;
Alergénios: peixe, moluscos, trigo, aipo, ovo, soja, sésamo.