Abrir menu Fechar menu

Agenda Cultural

“Café Curto | BLUE HOUSE”

O ciclo ‘Café Curto’ convida o público a sentar-se à mesa com a música, todas as terças-feiras, às 19H30, no Café Concerto Coimbra do Convento São Francisco. Esta programação tem a curadoria da Blue House e o apoio da Câmara Municipal de Coimbra. Desde outubro de 2020 até ao final de 2023, servimos mais de 125 showcases de 30 minutos, mantendo a aposta em jovens artistas e projetos emergentes, providenciando-lhes um espaço onde podem mostrar o seu trabalho à cidade. Na última sessão de cada mês, o ‘Café Duplo’ proporciona um espetáculo de 60 minutos, fruto de um processo de sinergias e cocriação, em que dois artistas, — um local e um nacional — apresentam os seus temas separadamente, mas juntando-se em palco para duas músicas conjuntas, desenvolvidas em residência prévia, no estúdio da Blue House.


02 ABRIL | NUNO MELO - FESTIVAL SANTOS DA CASA
O mês de abril começa com um Café Curto inserido no Festival Santos da Casa. O cantautor Nuno Melo apresenta-se acompanhado da voz e da bateria de Edu Mundu e da guitarra de João Luzia, para apresentar alguns temas que vão fazer parte do seu primeiro disco a solo, "Fora de Formato”. O músico portuense manufaturou o álbum de estreia na companhia de Edu Mundo, num ano em que, apesar da clausura pandémica, foram passeando por diversos estilos musicais, sem se querer agarrar a dogmas ou rótulos. O mais recente single "Polka Dot” veste-se dos ritmos lusófonos e adorna-se de uma linguagem pop.

09 ABRIL | LISA SERENO
Lisa Sereno é uma cantora e compositora portuguesa. No seu EP de estreia, "Belonging”, revela a sua voz onírica e, sem filtros, desvenda um universo de sentimentos e emoções, através de uma atmosfera musical pop-folk que vai beber inspiração aos anos 60. É o reflexo de vivências traduzidas em canções, escritas durante momentos introspectivos antes de completar 30 anos. Cresceu em Leiria, a sua cidade natal, onde despertou para a música. Começou cedo, no coro da igreja local, onde se familiarizou com os louvores e o culto da música ao transcendente. Hoje, secularizou esse louvor, e dedica-o a episódios e pessoas que a marcaram, enquanto encerra capítulos e aprende a lidar com a sua visão sensível e romântica do mundo.

16 ABRIL | FEMA
FeMa. é um projeto singular de autoexpressão, uma jornada pelas sonoridades cinematográficas e expansivas da vida, concebido por Diogo Félix. Originário de Alcobaça, o artista é profundamente influenciado por uma interpretação visual da música, procurando criar um imaginário distinto para cada uma de suas composições. A sua arte convida à pausa e à introspeção, oferecendo um refúgio tranquilo ao tumulto da vida. Após o lançamento do EP de estreia, intitulado "Uma palavra chamada folha", FeMa. lança no mês de abril o seu mais recente EP, "HOMNiA". O novo trabalho promete continuar a explorar as profundezas sonoras e visuais que definem a singularidade do projeto FeMa.

23 ABRIL | DUQUES DO PRECARIADO
Duques do Precariado foram dois, foram cinco, agora talvez sejam mais, talvez sejam menos. São o Pedro Mendonça e o João Fragoso de certeza. Deram-se a conhecer com o disco "Antropocenas", lançado pela mão da Lux Records. Através dele, temos entrada direta para o universo peculiar de letras acutilantes e irónicas, sobre questões sociais e políticas, incluindo a precariedade no trabalho, os traumas históricos e a vida na cidade. A banda tem viajado o país a apresentar o trabalho de estreia e regressa, agora, a casa.

30 ABRIL | KRAKE + CACHUPA PSICADÉLICA
Krake é o projeto a solo de Pedro Oliveira, músico que começou a sua carreira como baterista em 1995, poucos anos antes de integrar a banda Kafka. Juntou-se aos Submarine e, mais tarde, aos Green Machine, banda garage-rock com quem editou vários discos. Formou os Peixe:Avião e atuou com projetos como Old Jerusalem, Osso Vaidoso, Clã, ou Rui Reininho. Em Krake, explora a bateria de forma inusitada, transformando o instrumento numa orquestra de música experimental improvisada. Neste Café Duplo junta-se a Cachupa Psicadélica, projeto de Lula’s, nascido e criado na ilha de São Vicente, em Cabo Verde. Até à data, conta com dois discos editados, "Último Caboverdiano Triste” (2015) e "Pomba Pardal” (2019), tendo também colaborado com artistas como Branko (Buraka Som Sistema), Cristina Branco e Mayra Andrade.

07 MAIO | MIC - BÁRBARA PINA
Bárbara Pina é uma cantautora de Ansião e a primeira artista selecionada pela convocatória MIC em 2024 a pisar o palco do Café Curto. Apresenta o seu projeto a solo, que resulta de uma fusão de influências da música popular brasileira com nuances do jazz pop e da música ligeira portuguesa, estilos entrelaçados com o caloroso abraço da voz. Bárbara Pina convida o público a entrar num portal com destino ao coração, onde se reflete uma busca pela identidade e pelo propósito - a sua música pretende ser uma celebração vibrante da vida e da própria existência. 

14 MAIO | CC 150
Desde 2020, a dar palco a artistas emergentes e a tornar Coimbra uma paragem obrigatória, o Café Curto celebra 150 showcases. Em modo de festa, decidimos juntar amigos de longa data da Blue House para os quais este género de palco e formato de concerto foram determinantes no início da sua carreira musical. Para um final de tarde memorável fica apenas a faltar um último ingrediente: o público que torna este ritual das terças-feiras possível. Os convidados serão uma alegre surpresa à hora do costume.

21 MAIO | COMBO DE JAZZ EACMC
Os showcases ‘Combo de Jazz’ resultam de uma parceria com a Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (EACMC). De dois em dois meses, jovens músicos em fase de formação sobem ao palco do Café Concerto do Convento São Francisco para uma mostra do seu talento em construção, através de um concerto pautado por composições originais e clássicos standards de jazz.

28 MAIO | FLAK + HUGO GAMBÓIAS
Flak é um multi-instrumentista, compositor e improvisador, que conta com mais de quarenta anos de viagem musical, que passou por territórios como o rock, a improvisação livre, a eletrónica, as composições para filmes e espetáculos de dança. Foi co-fundador dos Rádio Macau, com os quais editou oito discos. Estreou-se a solo em 1998, contando com uma discografia premiada. Produziu e editou vários discos, tanto de nomes consagrados, como de bandas emergentes. Prepara, neste momento, uma digressão para 2024, fruto de uma colaboração dos Micro Audio Waves com Rui Horta. Neste Café Duplo, junta-se a Hugo Gamboias, mestre e especialista da guitarra portuguesa. Colabora com a associação cultural "Fado ao Centro” e faz parte de vários projetos entre os quais Fitacola, Pensão Flor e o duo In.dia. Tem como missão levar a guitarra portuguesa a explorar novos horizontes sonoros, onde a expressão criativa é ilimitada.

04 JUNHO | A SUL
A Sul é o nome do projeto musical de Cláudia Sul, cantautora, compositora e produtora. Através da sua experiência com a sonoplastia, A Sul cria uma musicalidade de expressão empática, destacando as sonoridades mundanas do dia-a-dia. Dotada da sua voz e guitarra, projeta um ambiente envolvente que pretende estimular a memória do público. A Sul foi o projeto vencedor dos Novos Talentos Fnac em 2023, na categoria Música. 

11 JUNHO | MIC - SMOKED FALMON
smokedfalmon é o segundo projeto selecionado pela convocatória MIC em 2024. Nascido debaixo de uma pedra no início dos anos 90, perdendo-se desde então nos reinos do inimaginável, smokedfalmon é uma criatura que vive dentro de Nuno Ferreira, artista e produtor multidisciplinar, ser humano polivalente e aventureiro do espaço. Assumindo a música como a expressão da sua condição humana, molda e transforma sons melódicos e hipnóticos, induzindo uma viagem coletiva através de paisagens sonoras melancólicas, fundindo espectros musicais desde o post-rock a grooves electrónicos profundos, com cantos carregados de fado.  

18 JUNHO | SALLIM
Sallim é uma artista multidisciplinar cujo trabalho se estende das artes visuais e têxteis à música e à poesia. Com três álbuns editados em nome próprio, integra o coletivo-editora independente Cafetra desde 2016, com o qual desenvolve um projeto de criação, edição e programação musical. Depois de "Isula” (2016) e "A ver o que acontece” (2019), e a par de diversas colaborações com os seus colegas de editora, como Lourenço Crespo ou Maria Reis, Sallim lançou "a dor, o diagnóstico e o desejo”, em dezembro de 2023, um conjunto de registos caseiros de canções originais, versões e um poema, que constituem apenas uma parte do seu crescente novo repertório. Para além do formato a solo e à guitarra, apresenta-se agora, ao vivo, também em trio, acompanhada pelas artistas Leonor Arnaut (Fumo Ninja, Chão Maior, Leida) e Leonor Cabrita (Orca).

25 JUNHO | GABRIEL FERRANDINI + ONDNESS
Ondness é a encarnação a solo mais duradoura de Bruno Silva, a bater uma década de ofício e a deixar pelo caminho um mapa de registos que se espraia por editoras como a Where to Now?, Paralaxe, Holuzam ou Discrepant. Por estas últimas lançou, em 2022, primeiro 'Megadawn' e pouco depois 'Oeste A.D.', conjurando uma música em estado continuamente liminal e alucinatório, para onde convergem pedaços muito refratados da dança, da hauntology, do espaço dub ou da tensão melódica de algum minimalismo. Neste Café Duplo, junta-se ao companheiro de longa data Gabriel Ferrandini, baterista e compositor. Gabriel Ferrandini é frequentemente encontrado em contextos de improvisação, mas a sua mente artística levou-o a compor, tendo lançado ao mundo os discos "Volúpias” e "Hair of the Dog”, em que diferentes paisagens sonoras, ora mais melódicas e poéticas, ora mais existenciais e densas. Mais recentemente, tem colaborado com o encenador e dramaturgo Tiago Rodrigues em espetáculos em vários países.  


Classificação Etária
Todos os públicos


Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt


+ Info

Para mais Informações e Pré-Reservas

Para Mais Informações