Abrir menu Fechar menu

Agenda Cultural

“A Música de Bach - Avres Serva”

As suites orquestrais são coleções de danças curtas que eram apresentadas em ocasiões sociais informais, como jantares da nobreza ou festas ao ar livre. Este género tornou-se muito popular na Alemanha durante a época de Bach. Conhecem-se quatro suites orquestrais do compositor, sendo que uma quinta foi posteriormente atribuída ao seu filho Wilhelm Friedemann Bach. Não se sabe por que foram compostas e para que ocasião, dado que não se inserem num ciclo, como os concertos brandenburgueses.
É provável que tenham sido escritas como música festiva para as cortes de Weimar e Cöthen. Mais tarde fizeram parte do repertório do Collegium Musicum de Leipzig, prestigiado grupo de músicos do qual Bach foi nomeado diretor em 1729, e que se reunia regularmente no Café Zimmermann para tocar. São bons exemplos de um estilo mais leve do compositor e uma amostra inquestionável de sua maestria. As peças seguem o modelo francês, começando por uma abertura mais lenta e solene seguida de uma parte central mais enérgica e por variadas danças curtas.
A cantata Non sa che sia dolore, BWV 209, cantata secular apresentada pela primeira vez em Leipzig no ano de 1747, é uma das duas cantatas com texto em italiano compostas por Bach, a par de Amore traditore.
Terá sido composta para uma despedida de alguém que deixou a comunidade académica de Leipzig. Um possível candidato terá sido Johann Matthias Gesner, um estudioso clássico e amigo de Bach nascido em Ansbach, cidade mencionada na cantata, e foi por vários anos reitor da Thomasschule em Leipzig, onde Bach também trabalhou. Por outro lado, o texto também menciona uma viagem em serviço da pátria, bem como minerva, a deusa da guerra defensiva, e fala de uma pessoa jovem. Assim, poderá ter sido dedicada ao jovem que iria servir no exército.


Programa
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Suite Orquestral nº 2, BWV 1067
Ouverture
Rondeau
Sarabande
Bourrée I/II
Polonaise
Menuet
Badinerie

Wilhelm Friedemann Bach (1710 – 1784)
Suite Orquestral em sol menor, BWV 1070
[Larghetto – Un poco allegro]
Torneo
Aria [Adagio]
Menuetto alternativo – Trio 
Capriccio

Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Cantata Non sa che sia dolore, BWV 209
Sinfonia
Recitativo (soprano): Non sa che sia dolore
Ária (soprano): Parti pur e con dolore
Recitativo (soprano): Tuo saver al tempo e l'età contrasta
Ária (soprano): Ricetti gramezza e pavento


Ficha Artística/Técnica
Soprano: Patrícia Modesto
Traverso: Belén Nieto Galán
Violino 1: Miriam Macaia
Violino 2: Raquel Cravino
Viola: Paul Wakabayashi
Violoncelo: Bruno Hurtado Gosalez
Violone: Marta Vicente
Cravo e Direção: Nuno Oliveira


Classificação Etária
M/6


Duração
70 minutos 


Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt


Compre o seu bilhete aqui


€15
€13 estudantes / maiores de 65 anos / grupos (mínimo 10 pessoas) / desempregados / profissionais de artes performativas e de música
Cartão Amigo CSF aplicável (40% de desconto)

- Para adquirir bilhetes de Mobilidade Reduzida, por favor, contacte a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente entre as 15h00 e as 20h00, através do telefone n.º 239 857 191, ou envie mail para: bilheteira@coimbraconvento.pt 

+ Info

Para mais Informações e Pré-Reservas

Para Mais Informações