Agenda Cultural
Música
Sala D. Afonso Henriques
Sexta-Feira 13 Dezembro, 2024 21h30
As suites orquestrais são coleções de danças curtas que eram apresentadas em ocasiões sociais informais, como jantares da nobreza ou festas ao ar livre. Este género tornou-se muito popular na Alemanha durante a época de Bach. Conhecem-se quatro suites orquestrais do compositor, sendo que uma quinta foi posteriormente atribuída ao seu filho Wilhelm Friedemann Bach. Não se sabe por que foram compostas e para que ocasião, dado que não se inserem num ciclo, como os concertos brandenburgueses.
É provável que tenham sido escritas como música festiva para as cortes de Weimar e Cöthen. Mais tarde fizeram parte do repertório do Collegium Musicum de Leipzig, prestigiado grupo de músicos do qual Bach foi nomeado diretor em 1729, e que se reunia regularmente no Café Zimmermann para tocar. São bons exemplos de um estilo mais leve do compositor e uma amostra inquestionável de sua maestria. As peças seguem o modelo francês, começando por uma abertura mais lenta e solene seguida de uma parte central mais enérgica e por variadas danças curtas.
A cantata Non sa che sia dolore, BWV 209, cantata secular apresentada pela primeira vez em Leipzig no ano de 1747, é uma das duas cantatas com texto em italiano compostas por Bach, a par de Amore traditore.
Terá sido composta para uma despedida de alguém que deixou a comunidade académica de Leipzig. Um possível candidato terá sido Johann Matthias Gesner, um estudioso clássico e amigo de Bach nascido em Ansbach, cidade mencionada na cantata, e foi por vários anos reitor da Thomasschule em Leipzig, onde Bach também trabalhou. Por outro lado, o texto também menciona uma viagem em serviço da pátria, bem como minerva, a deusa da guerra defensiva, e fala de uma pessoa jovem. Assim, poderá ter sido dedicada ao jovem que iria servir no exército.
Programa
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Suite Orquestral nº 2, BWV 1067
Ouverture
Rondeau
Sarabande
Bourrée I/II
Polonaise
Menuet
Badinerie
Wilhelm Friedemann Bach (1710 – 1784)
Suite Orquestral em sol menor, BWV 1070
[Larghetto – Un poco allegro]
Torneo
Aria [Adagio]
Menuetto alternativo – Trio
Capriccio
Johann Sebastian Bach (1685 – 1750)
Cantata Non sa che sia dolore, BWV 209
Sinfonia
Recitativo (soprano): Non sa che sia dolore
Ária (soprano): Parti pur e con dolore
Recitativo (soprano): Tuo saver al tempo e l'età contrasta
Ária (soprano): Ricetti gramezza e pavento
Soprano: Patrícia Modesto
Traverso: Belén Nieto Galán
Violino 1: Miriam Macaia
Violino 2: Raquel Cravino
Viola: Paul Wakabayashi
Violoncelo: Bruno Hurtado Gosalez
Violone: Marta Vicente
Cravo e Direção: Nuno Oliveira
Classificação Etária
M/6
Duração
70 minutos
M/6
Duração
70 minutos
Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt
Compre o seu bilhete aqui
Compre o seu bilhete aqui
€15
€13 estudantes / maiores de 65 anos / grupos (mínimo 10 pessoas) / desempregados / profissionais de artes performativas e de música
Cartão Amigo CSF aplicável (40% de desconto)
- Para adquirir bilhetes de Mobilidade Reduzida, por favor, contacte a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente entre as 15h00 e as 20h00, através do telefone n.º 239 857 191, ou envie mail para: bilheteira@coimbraconvento.pt