Abrir menu Fechar menu

Agenda Cultural

“Viagem musical pelo imaginário de Goya | Jorge Gonçalves”

Este concerto é dedicado a uma das grandes obras da literatura para piano da música espanhola. Trata-se da Suite Goyescas (Los majos enamorados) publicada em dois livros nos anos de 1912 e 1914 pelo pianista e compositor Enrique Granados (1867-1916). Granados foi um dos últimos compositores do romantismo, período da história da arte marcada pela procura das diferentes identidades nacionais. No caso de Espanha, essa necessidade foi especialmente sentida pelos artistas devido ao facto do século XIX ter sido um período conturbado da história deste país. Nesse contexto, desenvolveu-se um movimento artístico conhecido pelo majismo. O majismo baseava-se numa visão romantizada e respetiva representação em arte da figura do majo e maja. O majo é a figura típica do cidadão espanhol (sobretudo madrileno) de classe média-baixa com todas as vivências do quotidiano: suas características psicológicas, seus hábitos, seus amores e suas tragédias pessoais. O majo é o espanhol de cada dia: o vizinho da porta ao lado que pode ser encarnado por todos. Um dos artistas que foi pioneiro na representação do majo foi o pintor Francisco de Goya y Lucientes (1746-1828). Enrique Granados sentia um fascínio pelos quadros de Goya que apreciou no Museu do Prado nos anos noventa do século XIX. O compositor acreditava que Goya era o génio por excelência representativo da alma espanhola. No início do século XX, Granados sentiu a necessidade de compor uma grande suite para piano onde deixava o seu legado artístico para a mencionada procura da alma espanhola. Misturando elementos da sua inspiração pelos quadros de Goya com a sua própria imaginação (por exemplo, o seu fascínio pela figura do rouxinol símbolo do amor), compõe a grande suite Goyescas onde é representada a poesia dos amores e desamores dos majos apaixonados – Los majos enamorados). Nesta suite o compositor transporta-nos para as profundezas da alma humana que ama e sofre. Goyescas é uma viagem poética e musical de cores e contrastes entre a luz e as trevas, a esperança e o desespero, o amor e a morte. Guiados pela mão dos majos, somos convidados a percorrer o mesmo caminho da nossa própria alma porque a poesia da vida do majo e maja pode estar dentro de cada um de nós. É a totalidade desta Suite que será interpretada por Jorge Gonçalves neste recital de piano.

Espetáculo integrado no SEMESTRE EUROPEU – A EUROPA EM COIMBRA 2021
Apoio à divulgação 


Ficha Artística/Técnica
Piano: Jorge Gonçalves 


Classificação Etária
M/6


Duração
60 minutos


Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt


Compre o seu bilhete aqui


Bilhete geral: 8€
Estudante, a partir dos 65 anos, grupo a partir de 10 pessoas: 6€


Este espetáculo é um reagendamento do evento inicialmente, previsto para o dia 18 de abril de 2021. O programa deste evento não foi alterado.

Recomendamos a confirmação das datas e horários da programação, uma vez que a evolução da pandemia poderá obrigar a alterações.

Nos espetáculos assinalados "Vamos Abraçar a Cultura" é oferecido um bilhete por cada compra de ingressos, ficando disponível nas aquisições efetuadas na bilheteira do Convento São Francisco e nos postos de venda Ticketline. Por razões de ordem técnica não se encontra disponível nas compras online da plataforma TicketLine.

Informação adicional:
- Uso de máscara obrigatório 
- Interdita entrada após o inicio do evento
- Respeite o distanciamento físico e a sinalização do espaço 
- Respeite as indicações dos assistentes no recinto

- Para adquirir bilhetes de Mobilidade Reduzida, por favor, contacte a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente entre as 15h00 e as 20h00, através do telefone n.º 239 857 191, ou envie mail para: bilheteira@coimbraconvento.pt 

+ Info

Para mais Informações e Pré-Reservas

Para Mais Informações