Abrir menu Fechar menu

Agenda Cultural

“Bernardo Santos & Martim Almeida”

Bernardo Santos & Martim Almeida
IT TAKES TWO (PIANOS) TO TANGO

Bernardo Santos e Martim Almeida, dois pianistas naturais de Coimbra, juntam-se num concerto a 2 pianos no dia 18 de setembro. Pensado em torno da dança na música enquanto fio condutor, os pianistas apresentam um programa eclético neste concerto, visitando obras como Le Grand Tango e Milonga del Angel de Astor Piazzolla, Danças Andaluzas de Manuel Infante, Danças Polovtsianas de Aleksandr Borodin e a famosa La Valse de Maurice Ravel, aproveitando a dimensão sonora e todos os recursos que dois pianos possibilitam.

Bernardo Santos, pianista português, apresenta-se regularmente em concertos a solo, em música de câmara e com orquestra em quatro continentes, em salas como a Casa da Música, Convento de São Francisco, Teatro Aveirense e Teatro Rivoli em Portugal; Sala Cecília Meireles, Teatro Amazonas e Palácio das Artes no Brasil; Fairfield Halls, Royal Albert Hall e St. James Piccadilly Church em Londres, National Concert Hall em Dublin e Tonhalle Düsseldorf, entre muitas outras. Foi convidado para vários festivais na Europa, América do Sul e Ásia, tanto a solo como em música de câmara. Além disso, conta com vários concertos transmitidos gravados para a rádio Antena 2 e destaque de gravações suas na rádio colombiana Señal Clásica, a brasileira Rádio MEC e na Classic FM. No The Guardian, foi descrito como um prodígio virtuoso.
Como solista, Bernardo Santos teve a oportunidade de partilhar o palco com a Orquestra Sinfónica de Minas Gerais, Orquestra de Câmara do Amazonas, Orquesta Filarmónica de Cali, Vidin State Philarmonic Orchestra, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Filarmonia das Beiras, entre outras, tendo tocado sob direção de maestros como António Vassalo Lourenço, Artur Pinho Maria, Charles Gambetta, David Wyn Lloyd, Hilo Carriel, Jorge Mario Uribe, Leandro Alves, Kira Omelchenko, Marcelo de Jesus, Miguel Campos Coelho e Sílvio Viegas.
Bernardo Santos tem conciliado a sua carreira artística com investigação em música portuguesa do século XX, sendo responsável pela edição crítica e de obras de Berta Alves de Sousa e Frederico de Freitas. A sua pesquisa atual foca-se na música para piano do compositor Ruy Coelho. Recentemente, Bernardo foi responsável por lecionar masterclasses em diversas escolas e universidades no Brasil, Colômbia e Portugal.
Bernardo Santos mantém uma carreira de música de câmara bastante ativa, tendo estudado com António Chagas Rosa, Eugene Asti e Martino Tirimo. Colabora frequentemente com artistas como André Lacerda, Burak Ozkan, David Bento, David Wyn Lloyd, Diego Caetano, Inês Filipe, Jaroslav Mikus, o Quarteto Belém e o Coro Sinfónico Inês de Castro. Participou também no projeto de CD "Curtas” do guitarrista e compositor Israel Costa Pereira. Em 2020 gravou, juntamente com David Lloyd, as três sonatas para violino e piano de Edvard Grieg, para a Da Vinci Publishing, tendo sido elogiado como um pianista cuja "performance animada traz virtuosidade e clareza ao duo, apoiando habilmente quando necessário e brilhando em momentos solísticos” (Piano Journal 2021). No verão de 2021 realizou a gravação dos Quintetos para Piano de Saint-Saëns e Dvorak com o Quarteto Belém, também para a Da Vinci Publishing.
Bernardo Santos frequenta atualmente o Programa Doutoral em Música (Performance) na Universidade de Aveiro. Formado pelo Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance (Londres), Ljubljana Academy of Music, Conservatori del Liceu (Barcelona) e pela Universidade de Aveiro (Prémio Município de Aveiro), Bernardo Santos estudou com Dubravka Tomsic, Deniz Arman Gelenbe, Josep Colom e Álvaro Teixeira Lopes, tendo iniciado o seu percurso no piano com Klara Dolynay. Durante os seus estudos, foi e tem sido bolseiro do Trinity Laban (Trinity College London Scholar) e das Fundação GDA, Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro e Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Atualmente, Bernardo Santos ocupa os cargos de presidente da World Piano Teachers Association (WPTA) Portugal e de diretor artístico da série de concertos "Ciclos Lua Nova”, a decorrer na Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, em Águeda.

Martim Almeida, nascido em Coimbra, estuda na Norwegian Academy of Music (Oslo), sob orientação de Håvard Gimse, tendo previamente sido aluno de Kathryn Stott.
Martim apresentou-se a solo e em música de câmara em Portugal, França, Noruega, Suécia, Dinamarca, Grécia e Estados Unidos, nomeadamente em festivais como: Fjord Classics; Festspillene i Bergen; Oslo Chamber Music Festival (Noruega); Stockholm Chamber Music Festival (Suécia); Hvide Sande Masterclass (Dinamarca); e SIPO – Semana Internacional do Piano de Óbidos (Portugal). Nestes eventos, apresentou-se em concerto com músicos como Henrik Brendstrup, Marina Kan Selvik e Kathryn Stott. A convite da Chopin Society of Connecticut, realizou também alguns recitais a solo nos Estados Unidos.
Martim iniciou os seus estudos de piano com Klara Dolynay, tendo posteriormente sido aluno de Catarina Peixinho no Conservatório de Música de Coimbra. A partir dos 11 anos, foi aluno particular de Luiz de Moura Castro, de quem recebeu aulas em Portugal, Espanha e Estados Unidos, e aos 14 iniciou os estudos com Artur Pizarro, em Lisboa. Martim tocou também para pianistas como Leif Ove Andsnes, Einar Steen-Nøkleberg, Paul Badura-Skoda, Guigla Katsarava, Olga Prats, Nino Gvetadze e Liv Glaser.


Programa
A. Piazzolla:
Le Grand Tango
Milonga del Angel
M. Infante:
Danças Andaluzas
I. Ritmo
II. Sentimento
III. Gracia (El Vito)
A. Borodin:
Danças Polovtsianas
M. Ravel:
La Valse


Ficha Artística/Técnica
Piano: Bernardo Santos
Piano: Martim Almeida


Classificação Etária
M/6


Duração
60 minutos


Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt


Compre o seu bilhete aqui


€5
€3 estudantes; ≥65 anos; grupos ≥ 10 pessoas; desempregados; profissionais de artes performativas e de música



+ Info

Para mais Informações e Pré-Reservas

Para Mais Informações