Abrir menu Fechar menu

Agenda Cultural

“9.ª Sinfonia – Ludwig van Beethoven | DIA DA EUROPA”

Em 7 de Maio de 1824 foi estreada no Kärntnertortheater em Viena a obra que haveria de marcar para sempre a História da Música. Ao lado do maestro Michael Umlauf estava o compositor, Ludwig van Beethoven, impossibilitado de reger a orquestra por causa da sua surdez. No final do concerto a assistência ovacionou delirantemente a obra e o compositor. A Nona Sinfonia de Beethoven, a última completa do compositor, é uma obra-prima absoluta, reunindo toda a sua inspiração, criatividade e capacidade, feito tão mais notável quanto se dava a circunstância de estar completamente surdo quando a escreveu. Beethoven inovou uma vez mais ao acrescentar à orquestra um coro e quatro vozes solistas.

As preocupações sociais e políticas que Beethoven manifestou durante toda a sua vida encontram na sua Nona Sinfonia a sua expressão máxima ao escolher a poesia "Ode à Alegria” de Schiller, repleta de esperança e idealismo, transmitindo uma mensagem de otimismo, tal como a própria música da peça.

Toda a obra musical de Beethoven constitui uma das demonstrações mais significativas do génio humano e tem sido ouvida e amada por melómanos e pessoas comuns até aos dias de hoje. Não surpreende assim que a União Europeia, uma união de estados europeus que pretende ultrapassar as diferenças nacionais e unir povos num destino comum embora com respeito pelas suas diferenças históricas e culturais, tenha escolhido precisamente um extrato do prelúdio do "Hino à Alegria” da Nona Sinfonia como seu Hino.

Depois de em 2020 se terem assinalado os 250 anos do nascimento de Beethoven, e no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia, propõe-se a Orquestra Clássica do Centro apresentar esta obra no dia em que se assinala o aniversário da União Europeia. Para este programa, a Orquestra Clássica do Centro apresentar-se-á com uma formação sinfónica, contando com a participação do Coro Coimbra Vocal, da soprano Ana Paula Russo, do tenor Paulo Ferreira, da Mezzo-soprano Patrícia Quinta e do Barítono André Henriques. A direção do concerto é do Maestro Sergio Alapont.


Espetáculo integrado no SEMESTRE EUROPEU – A EUROPA EM COIMBRA 2021
Apoio à divulgação


Ficha Artística / Técnica
Orquestra Clássica do Centro
Coro Coimbra Vocal
Tenor: Paulo Ferreira
Soprano: Ana Paula Russo
Mezzo-soprano: Patrícia Quinta
Barítono: André Henriques 
Maestro: Sergio Alapont


Classificação Etária
M/6


Duração
80 minutos


Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt



O concerto vai ser transmitido online e em direto do grande auditório, nas redes sociais do Município de Coimbra, devido ao número de executantes envolvidos e do atual contexto de pandemia, e sem público presencial.



+ Info

Para mais Informações e Pré-Reservas

Para Mais Informações